Home / Cidadão do Mundo / Iraque no Chile

Iraque no Chile

E o Cidadão do Mundo chegou ao Chile! Um país onde o número razoável de Passat já é bem conhecido, assim como em diversos outros países da América do Sul. Mas que ainda não temos uma publicação sobre o assunto. No Chile, assim como na Argentina, Uruguai e outros tantos países, encontramos, principalmente, Passat produzidos a partir de 1979.

Foram poucas as buscas, em países do nosso continente, que resultaram em modelos produzidos até 1978. O único exemplo dos modelos mais antigos que publicamos aqui no blog foi o post recente onde apresentamos alguns exemplares que estavam a venda na Bolívia.  Na ocasião, encontramos dois Passat produzidos até o ano em questão, que haviam sofrido diversas alterações, sendo um Passat TS – ainda com a grade original com os quatro faróis – e um possível modelo LS, bastante descaracterizado.

E, desta vez, traremos um exemplar dos últimos que deixaram a linha de montagem. Além disso, em uma configuração que tem aparecido em países além daqueles que imaginávamos: um autêntico Passat LSE “Iraque”.

Passat LSE 1988 no Chile
Passat LSE 1988 a venda no Chile, com as mesmas características dos modelos exportados para o Iraque.

 

O carro foi encontrado a venda em um site de classificados, na região de Concepción, a aproximadamente 500 km da capital chilena, Santiago. É um legítimo Passat LSE produzido em 1988, época em que esta versão não era mais oferecida de maneira oficial aqui no Brasil. Sua configuração, conforme as poucas fotos nos permitem ver, confere com as características das unidades exportadas para o Iraque.

Passat LSE 1988 no Chile
A mesma configuração das unidades exportadas para o Iraque.

Seu motor, com entrada de água entre o 1º e 2º cilindros, aparenta mesmo ser um MD-270. O interior com estofamento vinho também é a mesma dos modelos exportados para o Oriente Médio, além da Nigéria. Apesar da baixa resolução das imagens, é possível perceber também o painel equipado com conta giros, além do comando do ar-condicionado. O sistema de arrefecimento é, também, o mesmo utilizado apenas no Passat Iraque.

Passat LSE 1988 no Chile
O exemplar a venda possui motor MD-270, como os Passat LSE exportados para o Iraque.

 

Lembramos que, no final do ano passado, publicamos outro Passat com a mesma configuração, encontrado a venda na Argélia. A dúvida que existia na época, sobre como aquele carro foi parar por lá, foi sanada por um leitor argelino da Home-Page do Passat. Ele informou recentemente que esta configuração foi, sim, oferecida na Argélia de maneira oficial, sempre na cor branca. Ou seja, por algum motivo desconhecido – que pode ser até um novo excedente de produção, como tivemos aqui em 1986 e culminou com a oferta dessa versão no mercado interno – a Volkswagen acabou enviando para outros países, além do Iraque, unidades com nesta configuração.

Voltando ao Chile, não é a primeira vez que encontramos um exemplar como este nas nossas buscas. Entretanto, ainda não havíamos publicado nenhum. Este é o terceiro Passat LSE com as características do Passat Iraque que localizamos em sites de venda chilenos. Os outros dois estiveram anunciados durante o ano de 2018 e não apresentavam bom estado de conservação. Ambos eram na cor branca. Isso nos leva a acreditar – entretanto, sem a possibilidade de confirmação – que talvez para este mercado, assim como na Argélia, era a cor exclusiva desta versão. Ficaremos atentos a anúncios em outros países, para verificar se existem outros exemplares com as mesmas características.

Passat Iraque no Chile
O interior de outros dois exemplares de Passat LSE encontrados a venda no Chile.

E, novamente falando sobre o Passat que motivou a criação desta postagem, ele está sendo oferecido por 580.000 pesos chilenos, o que – na cotação do dia da publicação deste post – é o equivalente a apenas R$3.400,00. Um valor bem interessante, principalmente quando comparado ao que estamos acostumados a ver nos sites de anúncios do Brasil.

 

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

VW Dasher 1980

VW Dasher 1980, Califórnia

O post de hoje do “Cidadão do Mundo” traz um belíssimo exemplar do Volkswagen Dasher ...

Deixe uma resposta