O post de hoje do “Cidadão do Mundo” traz um belíssimo exemplar do Volkswagen Dasher 1980. O carro foi encontrado a venda nas nossas buscas pela internet, em uma grande loja de carros usados e antigos com o sugestivo nome Wheels & Deals, em Santa Clara, Califórnia.
A versão reestilizada do Passat B1 sempre nos chama a atenção, principalmente pelo fato de que nunca a tivemos a disposição no Brasil. E com este Dasher 1980 não tinha como ser diferente. O estado de conservação do carro é excelente, tanto na parte externa quanto na interna. A cor parece ser a opção Indiana Red Metallic, disponível para a linha VW nos EUA em 1980, e que é bastante agradável. Todos os detalhes externos, como frisos e calotas, parecem estar no lugar e em bom estado.
A mecânica (suja, é verdade) a diesel é a tradicional 1.5, segundo o texto do anúncio. O material de época informa que este motor proporciona 48 HP, levando o carro a uma velocidade máximas de 85 milhas por hora – um pouco abaixo dos 140 km/h. Além disso, conta com bomba injetora e bateria novas. Pela sua idade, o carro é até bem pouco rodado: pouco menos de 103.000 milhas, o que equivale a aproximadamente 165.000 km. O câmbio, diferente do que se imagina quando pensamos nos carros vendidos nos Estados Unidos, é o modelo manual, de 4 marchas.
O interior é um charme à parte, e o Dasher sempre contou com bancos que, pelo menos na aparência, são bastante confortáveis. O tom de bege (talvez seja o “Gazelle” que consta em alguns folders da linha VW daquele ano, mas não arriscaria bater o martelo) harmoniza bem com a cor externa, fazendo uma belíssima combinação.
O restante do interior acompanha o aparente muito bom estado de conservação dos bancos, com um ou outro pequeno detalhe para chegar ao estágio de impecável. O volante e o console do Dasher 1980 são de modelos diferentes dos utilizados aqui no Brasil. O painel também é completamente diferente do que tivemos nos nossos Passat, porém o com o formato bem semelhante ao do Santana, apesar de não utilizar a mesma disposição de comandos, difusores de ar, entre outros.
O quadro de instrumentos é outro ponto que lembra muito o que foi utilizado no Santana, e posteriormente nos outros modelos da Volkswagen do Brasil. Com velocímetro – obviamente, em milhas – no lado esquerdo e um grande relógio de horas do lado direito, com os indicadores de temperatura, combustível e luzes-espia no centro, ele utiliza a mesma configuração que só passou a equipar o Passat brasileiro a partir de 1985.
E, por mais incrível que isso possa parecer para nós, brasileiros, este incrível Dasher 1980 está disponível por apenas US$ 2.495,00 (exatamente o mesmo valor de um Mercedes-Benz 300E 1988 ou de um Dodge Durango 1999 que estão a venda na mesma loja). Na cotação de hoje, o equivalente a um pouco menos de R$ 10.000,00. É claro que, na possibilidade de uma importação, com todas as taxas e custos de transporte, o valor final deste carro ficaria muito acima desta cifra. Mas, ainda assim, quem não teria vontade de fazer este Dasher trocar as praias californianas pelo litoral brasileiro?
Lindo carro – o grande problema de importar para o Brasil fica por conta do motor movido a diesel, o que impossibilita de documentar o Passat por aqui. Temos um amigo aqui no RS que comprou um Cadillac 1979 com motor a diesel original de fábrica e importou em 2016 mas até hoje não conseguiu fazer os documentos pois o sistema de registro do Detran bloqueia a opção do combustível para veiculos de passeio, mesmo os antigos.
Mas que coisa… Mais uma confirmação de como nossa legislação é atrapalhada pra esse tipo de coisa. A direção do lado direito, que convenhamos influenciar muito mais na condução de um carro do que o combustível que ele usa, já é permitido. Uma pena. Espero que se resolva…
Quem conhece os trâmites legaliza…
Trás o carro como mudança e dá um jeitinho aqui.
Eu já vi Gol G3 diesel vendido na Argentina rodando legalizado aqui em Curitiba… isso que o Detran daqui é um dos mais chatos pra esse tipo de coisa.