No último dia 2 de junho, Niterói recebeu um evento de homenagem aos 45 anos do Passat no Brasil. Publicamos as fotos no nosso site principal e na matéria os leitores puderam conferir a improvável presença de dois exemplares do raro Passat Julia.
O Julia, resumidamente, era um modelo fora-de-série produzido em fibra de vidro, utilizando o Passat como base. Toda a mecânica e interior, com exceção de alguns itens personalizados e de acordo com o gosto do cliente, eram de um Passat de série. Inicialmente foi produzido pela Dankar, do Rio de Janeiro, que já montava o esportivo Squalo com motor do Passat TS. Anos mais tarde, os direitos de sua produção foram adquiridos pelos estaleiros Mac Laren, que buscavam ampliar seus negócios.
Considerado feio por muitos e belo por tantos outros, duas características do polêmico Passat Julia são inegáveis: não conseguem passar despercebidos e possuem sua importância e dentro do cenário histórico dos veículos fora-de-série que foram montados no Brasil. Um cenário muito rico em modelos com diversas propostas e que aos poucos, e por diferentes fatores, foi perdendo sua variedade a ponto de quase sumir do mercado atual.
A presença dos dois exemplares no evento dos 45 anos do Passat, como não poderia deixar de ser, despertou a curiosidade de muitos, inclusive a minha, por saber um pouco mais sobre esse modelo que não temos a oportunidade de ver todos os dias. Eis que surge a ideia de fazer um cadastro dos exemplares que ainda são conhecidos. E, se possível, até mesmo daqueles que já não mais existem, com dados do chassi e a situação atual de cada um.
Dessa maneira, além de ser possível fazer uma estimativa mais apurada da quantidade de exemplares que foram produzidos ao longo dos anos pelas duas empresas, ainda podemos ter outros dados, como o número de carros ainda em condição de uso.
O primeiro dia de trabalho para montar esse cadastro, com imagens que eu já possuía e outras que me foram enviadas, resultou em 11 exemplares com a maioria dos dados importantes conhecidos. Entre eles, dois Julia que já foram publicados aqui no blog, fotografados em 2010 (que é exatamente o azul que apareceu no evento) e em 2013. Imagens de outros 5 carros estão arquivadas, porém, sem os dados das placas, o que seria fundamental para o processo.
Para aumentarmos esta lista, precisamos da ajuda dos nossos leitores espalhados pelo Brasil. Apesar do maior número de Passat Julia conhecidos estar em terras fluminenses, por conta da localização das empresas que realizaram sua produção, temos exemplares conhecidos no Paraná, São Paulo e informações sobre a existência de unidades no Nordeste (estes, sem nenhum dado concreto até o momento).
Então, convoco os leitores que tenham conhecimento e dados sobre a existência destes carros a entrar em contato. Pode ser aqui mesmo pelos comentários ou pelo formulário de contato do nosso site, onde eu poderei responder via e-mail. As placas são muito importantes para este cadastro e as imagens, claro, serão sempre muito bem vindas. Futuramente colocarei o resultado parcial desse trabalho, além de expandir o nosso artigo no site principal com mais informações que estão surgindo sobre este modelo e as empresas que o produziram.
E nada nos impede também de realizar trabalhos semelhantes de cadastro com outros fora-de-série baseados no Passat, como os Dacon e Sulam.
Bom dia Andre, me chamo Neder Santana e adquiri recentemente o exemplar “Julie” prata de placa de coleção que aparece em seu blog. Trouxe ele para meu acervo aqui no ES.
Aguardo notícias de eventos específicos do Passat para avaliar a possibilidade de estar presente e prestigiar. Abraços
Eu tenho um passat aqui, mas estou querendo reformar
Como faço pra mandar a foto de um Passat Julia para contribuir ao cadastro ?