Está aí um tipo de assunto que eu não me recordo de termos publicado alguma vez no nosso blog… Já tivemos, no máximo, algumas palavras sobre o Crie seu Passat, que é considerado um ótimo passatempo por muitos. Não é um tema da mais alta relevância, mas serve como curiosidade. Quem nunca baixou algum jogo pra se distrair no celular? Pois procurando algo que fosse divertido e relacionado a carros, acabei encontrando o Car Dealer Simulator. Abri pra conferir e em uma das telas de demonstração do jogo… um Passat! Claro que instalei o jogo na hora pra ver como era.
O Car Dealer Simulator é um jogo da empresa russa Appscraft, que possui atualmente cerca de 25 jogos disponíveis na Play Store. Boa parte deles apresenta boa avaliação dos usuários. E não é raro mesmo encontrar jogos da Rússia para o Android. Vale lembrar que um dos jogos mais famosos de todos os tempos, Tetris, foi idealizado na antiga União Soviética. E temos muitos jogos de carros com exemplares russos, coisa que infelizmente ainda não vi em jogos brasileiros (e aceito sugestões se algum leitor conhecer).
Bem, voltando ao tema do post… O Car Dealer Simulator é um jogo simples onde seu objetivo é comprar e revender carros para obter lucro. Em resumo, você começa o jogo com um valor em dinheiro e precisa escolher entre diferentes carros (baratos) anunciados. Escolhe qual comprar, conserta os defeitos e os anuncia com margem de lucro. E, assim como na vida real, você pode se dar muito bem… Ou muito mal.
Entre os diferentes modelos disponíveis para compra, aparece um Passat que, para o nosso mercado, seria até 1978, com carroceria de 4 portas. Outros carros disponíveis são Citroen 2CV e AMI 6, Mini Cooper e modelos da Renault, além de motos e até carroças!
Há também carros russos como os conhecidos Lada Laika e Samara e até os pouco conhecidos (por aqui) SMZ S3D – um pequeno carro com motor de apenas 346 cc, destinado a deficientes físicos e conhecido por lá como Invalidka – ZAZ Zaporozhets 698. Modelo este que, na verdade, era produzido na Ucrânia e é bem cultuado por lá, tendo inclusive o presidente Vladimir Putin como um de seus orgulhosos proprietários.
Mas e o jogo? É bom? Com toda a sinceridade, respondo: não. Vale a pena pra ver os desenhos dos carro e nada mais. Claro, é uma opinião pessoal. Apesar do meu gosto por simuladores, este me pareceu simples e parado demais. Valeu a pena ver o Passat e só.
Achei interessante escrever o post pra deixar registrada aqui mais essa curiosidade, e até aconselho os leitores a baixar o jogo para ver como é. Afinal, é grátis. E certamente alguém vai gostar e seguir no jogo pra encontrar outros modelos que aparecem a medida que você sobe na carreira de vendedor. Mas no meu caso, em breve será mais um app deletado para poupar a memória do celular.
Apesar disso, o jogo possui no momento da publicação deste post, nota média de 3,9 estrelas (de 5 possíveis), de um total de mais de 56.000 usuários que o avaliaram na Play Store. Encontramos também uma versão para Iphone. Como boa parte dos jogos de celular, existe a opção de pagar para obter facilidades no jogo. Mas isso eu vou deixar para outra ocasião (e para outro app).