Home / Eventos / Village Classic Cars 2019

Village Classic Cars 2019

Começou ontem, dia 5 de setembro, mais uma edição do Village Classic Cars. A exposição, realizada no shopping Village Mall, no Rio de Janeiro, tem a organização do Veteran Car Club do Brasil e do Porsche Club – RJ, e vem sendo realizada desde 2016 com absoluto sucesso. O alto nível dos carros em exposição, vindos não só do próprio estado do Rio de Janeiro, mas também de outros estados, além da variedade de épocas e nacionalidades, logo fez com que o evento se tornasse uma das mais importantes do país. E em 2019 são aproximadamente 180 veículos em exposição, cuidadosamente selecionados.

Visitar o Village Classic Cars é sempre ter a certeza de ver marcas e modelos que você nunca havia tido a oportunidade de conhecer pessoalmente antes. Ou alguns onde só em grandes eventos, como em Águas de Lindóia, isso era possível.

Só na edição de 2017, para não nos alongarmos muito, o Village Classic Cars trouxe a presença de exemplares como o Monarca 1954 – único remanescente entre os carros produzidos pela encarroçadora paulista –, o curioso Tatra T87 1936 da antiga Tchecoslováquia, o famoso Toyota Celica que o jogador Zico ganhou como prêmio na conquista da Copa Toyota pelo Flamengo em 1981 e o imponente e elegante Isotta Fraschini 8A 1925.

E, desde a primeira edição, a presença do Passat entre os carros em exposição é uma constante. Sempre com a preocupação de apresentar exemplares de diferentes épocas, já participaram modelos L, LS, LS Village, LSE “Iraque“, GTS Pointer, entre outros. Assim, todo ano é possível ver um pouco da história deste modelo que fez parte da vida de muitas famílias brasileiras.

 

Village Classic Cars 2019

Na edição de 2019 do Village Classic Cars, os exemplares raros não poderiam faltar. Começando pelo Itamaraty Executivo 1967, modelo que teve apenas 27 unidades produzidas pela Willys (sendo dois protótipos). O exemplar em exposição é do modelo Especial e possui aproximadamente 20.000 km rodados. O Cadillac 1916 que se encontra logo na entrada da exposição é outro que chama a atenção pela sua imponência e altivez, assim como o raro Cord Westchester 1937.

Village Classic Cars 2019 - Cadillac 1916
Cadillac 1916: o mais antigo do Village Classic Cars 1019.

A ala dos americanos dos anos 40 e 50, como é de costume, é de impressionar. O Chrysler Town & Country “Woodie” conversível de 1948 aparece como um dos destaques. O Cadillac Eldorado Brougham 1958, com suas portas traseiras de abertura invertida, também foi um dos que mais chamaram a atenção. Além deles, diversos Chevrolet, Ford, Plymouth, DeSoto, Lincoln, entre outros, completavam a série.

Village Classic Cars 2019 - Willys Itamaraty Executivo
Itamaraty Executivo

Da Europa, não poderiam faltar os Porsche, BMW e Mercedes, com alguns modelos que são difíceis de encontrar mesmo em eventos de grande porte, e todos absolutamente impecáveis. Entre os menos conhecidos, mas nem por isso menos interessantes, estavam os pequenos Heinkel – “Olha ali uma Romi-Isetta!”, muitos dirão até o final da exposição) – e o Trabant 600 de 1963, carro popular na Alemanha Oriental, com seu minúsculo motor de 2 cilindros e 2 tempos, com apenas 23 cv.

Village Classic Cars 2019 - Trabant 600 1963
O simpático Trabant 600, ano 1963, também está no Village Classic Cars 2019.

A ala italiana teve desde o simpático Fiat Topolino aos esportivos Ferrari e De Tomaso, passando pelas elegantes Alfa Romeo. E a ala francesa homenageou os 100 anos da Citroen, com exemplares do AMI e DS, ambos do colecionador Leandro Franco, de Niterói, falecido recentemente, e um 2CV que não poderia faltar. Modelos ingleses como Jaguar e Rolls-Royce também estão presentes no evento.

Entre os modelos nacionais, logo na entrada do evento o visitante pode apreciar alguns fora de série como os Puma, Miura Top Sport e o GT Malzoni. A linha VW refrigerada a ar conta, claro, com alguns Fuscas – na ala dos modelos alemães também temos alguns exemplares – e derivados. No final do corredor, o Gurgel QT mostra ao público qual foi o primeiro modelo da marca, e também chamam a atenção os Fiat 147 e Oggi.

O Village Classic Cars também conta com uma ala de utilitários, que conta com modelos como Jeep, Pampa 4×4, Kombi, entre outros. Sem esquecer de mencionar os Chevrolet Opala, Monza, Chevette e também os Ford. Ou seja, há carros antigos para todos os gostos. Não vamos entrar mais em detalhes sobre eles, pois deixaremos isso para a futura cobertura do evento que faremos nas próximas semanas.

 

Os Passat no Village Classic Cars 2019

Deixei os Passat para o final, pois para quem escreve este texto e mantém a Home-Page do Passat por tanto tempo, esse ano acabou sendo a parte que ao mesmo tempo foi a mais feliz e a mais dolorosa. Para início de conversa, temos três Passat em exposição esse ano.

Village Classic Cars 2019 - Passat
Os Passat em exposição no Village Classic Cars 2019

Um deles é o Passat L 1976 do Gutenberg Baptista, que já nos ajudou aqui com um material de extremo interesse para a história do Passat nas pistas. Este carro tem uma história incrível de resgate, que um dia será contada aqui em detalhes.

O mais novo em exposição no Village Classic Cars 2019 era o Passat Flash que pertence ao Leonardo Souza, do Clube do Automóvel Antigo de Campos. Este Passat Flash já apareceu aqui no blog, flagrado na estrada quando voltava da sua restauração no interior de São Paulo. Ainda com placas amarelas, em demorado processo no Detran do Rio de Janeiro para obter as placas atuais, é outro exemplar que teve uma bela história de resgate que futuramente contaremos aqui.

Por fim, temos o Passat TS 1977 na cor cobre metálico que diversas vezes apareceu aqui na Home-Page do Passat, principalmente nas coberturas dos Blue Cloud em Caxambu e Poços de Caldas. Uma das fotos que fizemos do carro no mirante de Caxambu, inclusive, circula a anos – sem os devidos créditos, como é comum – pelas redes sociais e perfis famosos do Instagram.

Este TS veio de São Paulo especialmente para uma homenagem ao amigo (no mais real significado da palavra) Edison Viggiani, que nos deixou no final de fevereiro deste melancólico ano. O Edison era um participante ativo do nosso antigo fórum, onde também foi um dos moderadores, e, com uma simpatia fora do comum, não foi difícil conquistar uma legião de amigos entre os donos de Passat que também interagiam naquela época.

Village Classic Cars 2019 - Passat TS 1977
Passat TS 1977

Ele passou a estar presente também nos eventos. Não apenas nos já citados e nos que aconteciam mensalmente em São Paulo, mas também no Salão do Automóvel ou na cidade de Penedo, no Rio de Janeiro, entre outros. Fez amigos em São Paulo e em todos os cantos do Brasil, comprou um Passat Surf 1978 que eu tive o prazer de ir buscar pra ele e deixar na minha garagem por alguns dias, se tornou sócio do Passat Clube – RJ

E já tem bastante tempo que o convidávamos para trazer o Passat TS para o Village Classic Cars. Algo que não era fácil, por conta da logística necessária para participar de um evento de 10 dias tão longe de casa.

Quis o destino que ele não pudesse mais trazer o carro… Mas sua esposa e também nossa amiga, Juliane, gentilmente permitiu e os amigos fizeram isso por ele. Não é nada, nada fácil ver novamente o carro e saber que não veremos mais seu proprietário. É uma combinação diferente de sensações que passou por muitas pessoas por aqui, mas tenho certeza de que todos estão muito felizes por essa homenagem se realizar. E ele também, onde estiver. Temos certeza disso.

Aproveito para agradecer ao Veteran Car Club do Brasil, não apenas em nome da Home-Page do Passat mas também em nome do Passat Clube – RJ, a possibilidade desta homenagem.

O Village Classic Cars está aberto a visitação até o dia 15 de setembro. De segunda a sábado, das 12:00 às 22:00, e aos domingos de 12:00 às 20:00. O Village Mall fica na Avenida das Américas, número 3900 – Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A entrada é franca e, como vocês puderam perceber por estas poucas imagens, vale a pena visitar.

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Passat no Rally

Passat no Rally

Já faz algum tempo que procuro não colocar algum relato mais pessoal aqui no blog, ...

Deixe uma resposta