A curiosidade sobre as rodas de série do Passat GTS 83 surgiu aqui na Home-Page do Passat por duas oportunidades. A primeira, no artigo Todas as rodas usadas no Passat, onde não apenas apresentamos o que o título da matéria indica, mas também quebramos alguns mitos. Um deles era exatamente sobre as rodas deste modelo específico. É normal afirmarem que esta versão era equipada de série com a roda Twelve Spokes, ou pra facilitar, o mesmo modelo de liga que equipou o Gol Copa 82.
Porém, mostramos registros da revista Quatro Rodas e do próprio manual dos modelos de 1983 informando que o modelo de série eram as conhecidas rodas de aço de tala 5″. As rodas de liga, portanto, eram opcionais. E daqueles opcionais que a gente via tanto nas ruas e nas publicações de época, que chega a parecer um item de série e realmente causa alguma confusão.
Publicamos a matéria apenas com a informação e sem qualquer imagem de um GTS utilizando as rodas de aço “básicas”. Pouco depois, enfim, encontramos e publicamos aqui no blog uma foto oficial da VW com um Passat GTS 83 em sua rara configuração com rodas de aço.
O registro de época do Passat GTS 83
E hoje trazemos mais uma imagem do que aparenta ser um Passat GTS 83 com suas rodas de série. É um registro de época, infelizmente sem ano definido, mas aparentando ser do início dos anos 80. A foto foi enviada pelo amigo Matheus Marques, do Esse Vale Uma Foto, que é um dos melhores arqueólogos de fotos antigas que eu conheço. E temos muita coisa boa ainda pra publicar, de tudo que ele já encontrou.
O registro foi feito na cidade paulista de Itapecerica da Serra e mostra, além do Passat, um Fusca de Auto Escola e um Opala do modelo até 1979 (entendedores provavelmente dirão, pela cor, o ano correto). Equipado com a plaqueta colada no pára-lama esquerdo e as faixas pretas abaixo dos vidros, o Passat tem todos os requisitos para ser, de fato, um GTS 1983. E quem diria que, décadas mais tarde, ele seria objeto de nossa curiosidade?
Em tempo, procurei algo sobre a Casa de Carnes Tanigawa, que aparece na imagem, para tentar uma localização precisa de onde foi feito o registro. Porém, tudo leva a crer que ela não exista mais. Talvez algum leitor da cidade reconheça o local e nos ajude.