Home / Acessórios / Acessórios Sulam para 1983

Acessórios Sulam para 1983

E lá vamos nós para mais um post sobre acessórios de época. Hoje vamos falar de alguns itens anunciados pela Sulam no ano de 1983. O anúncio foi veiculado na revista Quatro Rodas, cujo número exato peço desculpas aos leitores por não ter anotado.

Já mostramos aqui, no início do blog, um Passat Sulam no Rio de Janeiro. A empresa era bastante conhecida não apenas por seus acessórios, mas também por realizar transformações na carroceria do Passat que eram semelhantes às feitas pela Dacon. Não podemos esquecer, claro, do Passat Audi Quattro, modelo que conhecemos alguns sobreviventes por aí.

Além disso, e escrevendo de maneira bem resumida, a empresa também realizou transformações de carroceria em modelos como o Voyage, Gol, Fusca, Escort, Caravan, Fiat 147, entre outros… Além de ter atuado no ramo das pick-up’s transformadas, um ótimo nicho de mercado dos anos 80. A história da Sulam foi contada com mais detalhes no excelente site Lexicar, uma verdadeira enciclopédia sobre os automóveis brasileiros.

 

Mas não apenas de modificações em carrocerias vivia a Sulam. A empresa também comercializava acessórios, muitos dos quais também eram utilizados em seus carros transformados. No caso do anúncio apresentado neste post, a empresa oferecia opções para a linha Volkswagen.

Acessórios Sulam 1983

Eram oferecidos, nesta época, dois conjuntos diferentes de pára-choques, que poderiam ser utilizados tanto no Passat quando no Gol e Voyage. Apesar de só apresentar ilustrações, era possível ver que um dos modelos da peça dianteira era mais discreta, com uma única entrada de ar abaixo do alojamento das setas. Já o outro modelo tinha visual mais agressivo, com entradas de ar menores e posicionadas nos cantos da peça. Os pára-choques traseiros pareciam ser os mesmos em ambas as opções de kit`s. Notem que nenhum deles é igual ao pára-choque usado no Passat Sulam do post que citamos no início deste texto.

Para o Passat, Gol e Voyage, era oferecida também uma grade de 4 faróis. O desenho mostra uma peça sem os apliques refletivos como os usados nos Passat a partir de 1983. Não lembramos de nenhum Passat utilizando grades com estas características, mas não era tão raro ver, pelo menos nas ruas do Rio de Janeiro, um Voyage ou Gol utilizando grades semelhantes. Esse tipo de acessório era comercializado por diversas empresas, como a Souza Ramos e a Envemo, cada qual com algum detalhe diferente.

Para finalizar, havia também um discreto aerofólio específico para o Voyage. A idéia deve ter dado certo, já que no ano seguinte a Volkswagen incorporou o mesmo tipo de equipamento ao Voyage Los Angeles.

Os itens poderiam ser adquiridos diretamente na empresa, que ficava em São Paulo. O endereço, inclusive, abrigou a Sulam até o início desta década. E, no Rio de Janeiro, os acessórios poderiam ser adquiridos na antiga concessionária Distac, no bairro de Laranjeiras. A Distac continuou representando a Sulam na capital fluminense durante alguns anos, pois ainda era citada como um dos pontos de venda do Passat Audi Quattro em um anúncio de 1985.

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Lavador de farol para o Passat - Rodão

Lavador de faróis para o Passat

Vamos a um post rápido pra animar o dia… A quantidade de acessórios disponível nos ...

Deixe uma resposta