Home / Fotos / Fotos antigas de Teresópolis

Fotos antigas de Teresópolis

Já é uma tradição da Home-Page do Passat buscar imagens de décadas passadas para mostrar o Passat fazendo parte da paisagem nas cidades brasileiras. Hoje, trazemos algumas fotos antigas de Teresópolis, uma das cidades mais agradáveis da região serrana do estado do Rio de Janeiro.

As imagens de hoje foram encontradas pelo Facebook, em grupos que compartilham fotos antigas, como o Fotos & Fatos de Terê. São, na maioria das vezes, registros pessoais que estavam esquecidos em alguma gaveta e foram digitalizados, revelando seu alto valor histórico.

E vamos começar exatamente pelas imagens de acervo pessoal… Os créditos vão para o Victor Antonio Vieira, que foi o feliz proprietário de dois exemplares do Passat nos anos 80 e publicou as imagens em um destes grupos. Ambos, devidamente personalizados conforme era visto no final dos anos 70 e início dos anos 80.

Fotos Antigas de Teresópolis - Antiga Rua Crixás
Fotos antigas de Teresópolis: Passat LS 1978 na antiga Rua Crixás (atual Rua Ario Menezes) no bairro Agriões. Créditos: Victor Antonio Vieira.

 

No primeiro registro, feito no ano de 1981, o Passat LS 1978 branco se encontrava na antiga Rua Crixás (atual Rua Ario Menezes). Rodas esportivas produzidas pela Scorro (falamos sobre algumas delas por aqui, em 2018) e o emblema da Audi, comumente visto em anúncios de lojas de acessórios em revistas, como a Rodão, posicionada na grade, no lugar do emblema da Volkswagen, davam o toque de personalização que era possível ver com frequência pelas ruas.

Já os dois registros seguintes são de um Passat TS 1979. A primeira delas, e a mais bonita, é também de 1981 e foi feita na subida da serra, em um ponto onde inclusive eu tenho fotos de Passat. Essa estrada, por sinal, sempre proporciona imagens fantásticas.

Fotos Antigas de Teresópolis - Subida da serra
Fotos antigas de Teresópolis: Passat TS 1979 na subida da serra. Créditos: Victor Antonio Vieira.

 

Já a segunda foto não teve o ano informado, e foi realizada em um terreno vazio onde posteriormente foi construído o prédio administrativo da Viação Teresópolis. E não deixa de ser interessante a quantidade de Fusca estacionado, além do simpático (e já difícil de ver atualmente) Corcel 4 portas.

Fotos Antigas de Teresópolis - Passat TS 1979
Fotos antigas de Teresópolis: Passat TS 1979 no terreno onde hoje se localiza o prédio administrativo da Viação Teresópolis. Créditos: Victor Antonio Vieira.

 

E este Passat TS também tinha o seu toque de personalização. Piscas “cristal”, o mesmo tipo de emblema da Audi na grade e refletores nas polainas dos pára-choques eram algumas das pequenas alterações. Já as rodas tinham o mesmo desenho utilizado pelos Miura, e eram produzida pela Scorro, assim como o modelo utilizado no LS branco da foto anterior.

O meu amigo Sandro Zgur, uma das maiores autoridades em Miura que se conhece e também presidente do Miura Clube do Rio de Janeiro, explica neste post que as rodas aro 13″ com este desenho eram destinadas ao mercado de acessórios e não possuíam a escrita “Miura”. Já os carros da marca que utilizavam este modelo de rodas, sempre eram equipados com aro 14″.

 

Para finalizar as fotos antigas de Teresópolis por hoje, uma imagem do Parque Regadas sem autor e data definidos. Portanto, não sabemos se também é uma imagem de acervo pessoal ou um registro da imprensa da época. Apesar de não ter um ano definido é possível perceber, pela presença do Monza, que ela foi feita nos anos 80. E, como e, boa parte das imagens dessa época nas ruas, o Passat também se faz presente. Este local foi, durante alguns anos, palco do evento de carros antigos da cidade.

Fotos Antigas de Teresópolis - Parque Regadas
Fotos antigas de Teresópolis: Parque Regadas.

 

Não podemos deixar de citar que o evento cresceu muito nos últimos anos, tendo passado também por outros lugares e foi realizado no Teresópolis Golf Club em 2018 e 2019. Para 2020, o evento também será realizado no Teresópolis Golf Club, sendo considerado o Master da Federação Brasileira de Veículos Antigos, no início de um rodízio entre os clubes federados do estado do Rio de Janeiro. A honra será do Clube Amigos do Antigo, que mostrou extrema competência e organização nos últimos anos e certamente realizará um evento imperdível.

Em breve, mais imagens antigas de alguma cidade do Brasil!

 

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Passat GTS 83 em Itapecerica da Serra - SP

Mais um Passat GTS 83 com rodas de aço

A curiosidade sobre as rodas de série do Passat GTS 83 surgiu aqui na Home-Page ...

Deixe uma resposta