Home / Cidadão do Mundo / El Salvador, 1986

El Salvador, 1986

Chamar o Passat de “Cidadão do Mundo”, como a própria Volkswagen fez em uma propaganda de 1982, não é nenhum exagero. Além de ter sido produzido em diferentes continentes, o Passat foi exportado para uma enorme variedade de países, se adaptando a condições climáticas e de pavimentação bem diferentes.

O Passat que rodava em países de temperatura extremamente baixa e, muitas vezes, asfalto liso, como nos países europeus, também era vendido, como já sabemos, em países quentes como a Nigéria, Argélia e também de extremos de temperaturas, como acontece nos desertos do Iraque.

Hoje trouxemos alguns registros diretamente da América Central, em El Salvador. As fotos são de autoria do finlandês Juha Tamminen, cujo portfolio pode ser visto neste site e também no seu perfil do Twitter. Nestes links, é possível conhecer muito mais do excelente trabalho deste excelente fotógrafo cuja especialidade é a cobertura do futebol e demais esportes. Em ambos os links mostrados, por exemplo, há inclusive bastante material do Brasil, principalmente dos anos 80 e 90. Para quem gosta de futebol antigo, é um prato cheio.

Mas o material não se resume apenas a futebol, claro. Há álbuns sobre, por exemplo, o Grande Prêmio do Brasil de 1988, com fotografias do nosso eterno Ayrton Senna, além de fotos de esportes como o rugby, atletismo, o pantanal brasileiro, entre outras. Vale a pena conferir!

Em sua página no Photoshelter, podemos apreciar um álbum com 250 imagens de El Salvador feitas no ano de 1986. Não apenas paisagens, mas também costumes locais e o modo de vida da população. A dificuldade nos meios de transportes, feiras livres, o trabalho de crianças para ajudar no sustento da família… Muito disso foi retratado pelas lentes de Juha Tamminen. E observando estas imagens, acabei encontrando três registros de Passat no cenário local.

Não há, ou pelo menos não havia naquela época, indústrias automotivas em El Salvador. O mercado de automóveis estava restrito a importadores de veículos e também, claro, os importadores de autopeças. Este cenário é bem detalhado neste trabalho de iniciação científica de 1997 do curso de Licenciatura em Mercadotécnica e Publicidade da Universidad Francisco Gavidia, na capital, San Salvador.

Gol e Passat em El Salvador - 1986
Além do Gol vermelho que aparece em destaque, o Passat (no detalhe) também se faz presente no trânsito de El Salvador. Créditos: Juha Tamminen.

Muito do que se vê nas fotos são modelos japoneses, como os Datsun e Honda. As indústrias norte-americanas também se faziam presentes nas imagens, principalmente com os ônibus Chevrolet e alguns automóveis mais antigos. Já entre as montadoras europeias, a Volkswagen foi a que mais pude notar nas imagens, com Kombi e Fuscas em maior número, porém outras marcas se faziam presentes.

 

O primeiro Passat aparece em uma foto bastante curiosa, que parece ter sido feita em frente ao Palácio Nacional de El Salvador. Nela, um brasileiríssimo Gol vermelho aparece em destaque entre os carros estacionados. Não posso deixar de citar a bela Alfa Romeo no canto direito da foto, mesmo com um aparente problema de arrefecimento. Escondido no detalhe da foto e parcialmente coberto pelo logotipo, um Passat amarelo (seria um táxi?) cujas demais características não são possíveis de visualizar.

Passat em El Salvador - 1986
No detalhe da foto, o Passat azul estacionado no que parece ser o entorno do Palácio Nacional. Créditos: Juha Tamminen.

Em outra imagem que parece ser no entorno do Palácio Nacional, o Passat azul com os quatro faróis característicos do Passat TS aparece estacionado. Além de aparentar um estado de conservação não muito bom, infelizmente a resolução da foto não nos permite mais análises. Mas deixo pra vocês, leitores, realizarem um exercício pra dizer mais alguma coisa sobre este carro. Por último, um Passat Variant repousa em um estacionamento junto a um Fusca e diversos modelos asiáticos.

Passat Variant em El Salvador - 1986
Passat Variant em El Salvador. Créditos: Juha Tamminen.

Seguimos em busca de registros do Passat em qualquer país do mundo onde ele tenha sido comercializado. Se você possui um destes registros, entre em contato!

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Passat Iraque 1988 no Chile

Iraque no Chile

E o Cidadão do Mundo chegou ao Chile! Um país onde o número razoável de ...

Deixe uma resposta