Macaco Inflável Anser

Os anos 70 e 80 foram ricos em acessórios automotivos de todos os tipos. O Brasil possuía uma extensa gama de empresas que forneciam itens desde os mais comuns, como rádios e equalizadores, passando por rodas e chegando até alguns acessórios quase desconhecidos atualmente, como os lavadores de farol que mostramos recentemente.

Macaco Inflável Anser

O macaco inflável Anser

Um dos acessórios poucos conhecidos é o macaco inflável Anser, comercializado nos anos 70. O item, de simples funcionamento, consistia de uma bolsa que deveria ser colocada no local onde se posicionaria o macaco convencional e conectada, através de uma mangueira, ao cano de descarga do veículo. Com o motor ligado, a bolsa se inflava em alegados 30 segundos, erguendo o mesmo.

Macaco Inflável Anser

A promessa do macaco inflável Anser era de levantar o carro para a troca do pneu furado mesmo em terrenos arenosos ou lama, coisa que de fato fica mais complicado com o macaco comum, proporcionando um reparo rápido, eficiente e com toda a segurança que o momento exige.

O acessório era comercializado em dois modelos: ML2-P, para veículos pequenos e médios (e que seria o indicado para o caso dos Passat), e o ML2-G, indicado para automóveis de grande porte, além de camionetas, trailers e pequenos tratores. Nada era mencionado, entretanto, sobre o uso em caminhões, mesmo os de pequeno porte, onde a troca de pneus merece maiores cuidados.

Macaco Inflável Anser

Não sabemos se a empresa foi a pioneira neste conceito de acessório. Porém, até hoje é possível encontrar macacos infláveis que atuam do mesmo jeito. Esse acessório é encontrado principalmente em sites de vendas de produtos off road, o que fortalece o argumento de que ele facilita erguer o veículo em solos menos firmes e proporciona maior segurança até mesmo para retirar jipes e demais veículos de atoleiros.

 

É possível que o macaco inflável tenha alguns pontos desfavoráveis também… Um escapamento furado, por exemplo, poderia impedir seu pleno funcionamento. Assim como na hora de retirar o acessório, o motorista precisaria ter o cuidado de não ter os vapores produzidos pelo motor e armazenados no macaco expelidos diretamente no seu rosto.

Macaco Inflável Anser

Como curiosidade, um dos anúncios informava que os produtos Anser estavam a venda na rede de lojas Mesbla. Nada mais nostálgico… E além do macaco inflável, a Anser comercializava também outros acessórios, como um carregador de baterias, que aparece em um dos anúncios deste post, amplificadores, ignição eletrônica, dispositivo anti-roubo, entre outros. Alguns destes, que também eram anunciados em revistas da época, futuramente apresentaremos aqui.

A Anser se localizava na Avenida Duque de Caxias número 179, em São Paulo. Fomos conferir o endereço atualmente através do Street View e, pelo que parece, o local atualmente é ocupado por um estacionamento rotativo, abaixo de um edifício residencial. Curiosamente, em cada lado do local funcionam lojas de acessórios automotivos. Se elas já existiam na época, possivelmente comercializavam os produtos da empresa vizinha…

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Acessórios Sulam 1983

Acessórios Sulam para 1983

E lá vamos nós para mais um post sobre acessórios de época. Hoje vamos falar ...

Deixe uma resposta