Como nossos leitores já sabem, adoramos mostrar por aqui diversos acessórios de época. Muitos deles não eram de uso exclusivo do Passat, podendo ser utilizados em uma ampla gama de carros. Dois bons exemplos disso são nossas publicações sobre o macaco macaco inflável Anser e o consumômetro Wattecnica. Mas hoje vamos falar de algo que tem uso mais constante e que também poderia ser utilizado em vários modelos que não apenas o Passat: o kit de limpador traseiro.
Creio que todos conheçam a marca Dyna, que está entre as melhores do seu setor, quando se fala em limpadores de para-brisa. Segundo o próprio site da marca informa, a empresa foi fundada em 1955, tendo o seu primeiro endereço na Rua Vespasiano, bairro da Lapa, em São Paulo. Eles começaram produzindo dínamos e componentes eletrônicos, até que no ano seguinte, com a chegada da indústria automotiva no Brasil, se mudam para a Freguesia do Ó e passam a produzir limpadores de para-brisa. A partir daí, tornam-se fornecedores de montadoras como a Volkswagen, Willys-Overland, Vemag e FNM. Apenas em 1975 a Dyna se muda para a cidade de Guarulhos, na fábrica que ocupam até os dias de hoje.
O catálogo de produtos da Dyna do ano de 1980, que era comemorativo ao aniversário de 25 anos da empresa, é a fonte do material principal deste post. E este catálogo só veio a público através do excelente trabalho de acervo digital que faz o Antigos de Itaipu, clube de veículos antigos da cidade de Niterói que mantém uma vasta coleção de catálogos, anúncios e fotos antigas de acervos de colaboradores, que muito ajudam a contar a história do automóvel no Brasil.
O kit de limpador traseiro Dyna-Speed Back
No já citado catálogo, a Dyna anunciava o seu Kit Traseiro, batizado de Dyna-Speed Back: “Para seguir em frente, sabendo o que vem atrás”. Os veículos que possuíam um kit próprio para instalação eram: Brasilia, Caravan, Fiat 147, Variant, Variant II, Passat, Belina e Belina II. O Corcel II não está citado na página, porém em outro ponto do catálogo o carro é citado, como mostraremos adiante.
No caso do Passat, este equipamento não era exatamente uma novidade. Apesar de não ser disponível de fábrica, ele já aparecia em um anúncio de acessórios da própria Volkswagen, datado de 1978, e que temos disponível, em meio a muitos outros anúncios e catálogos, na área correspondente do nosso site. Ainda assim, não era um item muito comum de ser instalado. E, na verdade, nem era citado no anúncio, apesar de aparecer claramente na imagem superior, que apresentamos abaixo. Convenhamos que o próprio desenho do Passat facilita o escoamento da água pelo vidro traseiro, quando em movimento. Portanto, não é essencial como, por exemplo, o desembaçador.
No caso dos demais carros da lista, alguns deles também não possuíam o item disponível de fábrica em 1980, passando a recebê-lo posteriormente. É o caso da Caravan, que passou a ter o limpador traseiro disponível a partir de 1981, e do Fiat 147 que, apesar de não sermos profundos conhecedores do modelo, só encontramos registro deste item também a partir de 1981. Mas deixamos em aberto para os leitores confirmarem a informação sobre o este modelo e nos corrigir se for necessário.
Outros nunca receberam o equipamento, como é o caso da Brasília, do Corcel II e, como já mencionado, o próprio Passat. Havia também a opção para modelos que já não eram mais produzidos e não haviam recebido este item nem como opcional, o que era o caso da Variant e Belina, ambas em sua primeira versão, já que tanto a Variant II – desde o início de sua produção – e a Belina – a partir de 1979 – já possuíam este equipamento como opcional.
O kit Dyna Speed-Back era produzido de acordo com o modelo para o qual ele era indicado, sendo composto por todos os itens necessários para a devida instalação do equipamento. Além do motor do limpador e sua respectiva haste e palheta do tipo Speedblade, o kit trazia o botão de acionamento (de dois estágios), bomba para o acionamento do esguicho de água, além do próprio esguicho, conectores, tubo plástico, fio elétrico e tudo o mais.
Até mesmo um pequeno pacote de detergente, que deveria ser adicionado ao reservatório de água, fazia parte do acessório.
Acreditamos que algum gabarito também acompanhava o kit, já que a furação feita no local incorreto fatalmente acarretaria no mal funcionamento do mesmo. E não podemos deixar de notar a frase que aparece no que talvez seja o manual de instalação do limpador traseiro: “Chegou Dyna Speedback. Agora você vai saber se o que vem atrás é uma bicicleta com farol aceso ou um Scania com farol apagado”.
O mesmo catálogo apresentava os motores para o limpador traseiro para o Passat e Corcel II. Segundo o mesmo, eram peças desenhadas exclusivamente para cada um destes modelos, certamente com os suportes preparados para a fixação na estrutura interna da tampa do porta-malas. E estes dois carros acabam sendo também os mais curiosos entre as opções apresentadas pela Dyna.
Hoje em dia ainda é possível encontrar, com muita dificuldade, algum Passat que tenha o limpador traseiro, seja ele um Dyna desta época ou algo adaptado pelo proprietário. Já para o Corcel II, não nos recordamos de ter visto nenhum exemplar com este acessório, e nem mesmo um registro da época. Caso algum leitor tenha alguma imagem, pedimos que entre em contato para aumentar a qualidade das informações deste post.
E fica a pergunta: você instalaria um limpador traseiro no seu Passat ou Corcel II?