Acessórios para o Passat: África do Sul, 1977

E nessa semana de aniversário da Home-Page do Passat vamos tentar trazer algumas novidades para os leitores. Uma delas foi ontem, com o novo artigo de detalhamento de versões, sobre o Passat Executivo. E hoje viemos com uma curiosidade: folder de 1977 com os acessórios disponíveis para o Passat, que eram oferecidos para o consumidor pela Volkswagen da África do Sul.

Pouco temos de material sobre o Passat por lá e, pessoalmente, sempre me interesso em ter essas informações e fotos. Sejam elas apenas digitalizadas ou mesmo fisicamente, como é o caso deste material que chegou a poucos dias. Assim como aqui, o Passat B1 na África do Sul teve diferentes reestilizações, sendo uma delas a que aparece neste catálogo, com a grade e faróis utilizados no Audi Fox — que era vendido nos EUA e Canadá — e os mesmos para-choques finos já utilizados anteriormente. Isso resulta em algo que pelo menos por aqui parece um tanto estranho.

Acessórios para o Passat: África do Sul, 1977
O folder conta com duas capas, sendo uma com o título em inglês e esta, em africâner, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul.

 

Não é a primeira vez que mostramos algum Passat da África do Sul nesta configuração. Já publicamos dois exemplares de 1977. Um deles é quase igual ao deste material de fábrica, bem original, e o outro já com rodas maiores, dando uma aparência mais esportiva.

Acessórios para o Passat: África do Sul, 1977
Páginas internas: 30 acessórios e suas descrições nos dois idiomas.

 

Os acessórios disponíveis na África do Sul

Mas, voltando ao assunto que é o foco desta publicação, o folder da Volkswagen possui 4 páginas e possui texto em inglês e africâner, dois dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. Duas das páginas, inclusives, são iguais, alterando apenas o idioma do título.

Acessórios para o Passat: África do Sul, 1977
O detalhe do folder, que é ilustrado com dois exemplares recheados de acessórios.

 

Eram oferecidos 30 acessórios nesta lista. Alguns deles bem desejáveis no Brasil de 1977, como as rodas de liga leve. As mesmas que só apareceram aqui em 1982 com o Gol Copa, e passaram a ser opcionais para o Passat no ano seguinte. Outros itens que fariam sucesso ou já eram comuns por aqui eram os instrumentos do console, vacuômetro, volante esportivo como o do Passat TS, spoiler dianteiro, protetor de cárter, entre outros.

Já alguns eram bem curiosos… A começar pelo apetrecho plástico que cobria o vidro traseiro, protegendo o estofamento do sol sem prejudicar a visibilidade do motorista. Por aqui tivemos o Sun Top, já apresentado aqui no blog no distante ano de 2012. Mas parece que por lá o acessório não era incomum e futuramente traremos um exemplar ainda com ele.

Acessórios para o Passat: África do Sul, 1977
Volante do TS, vacuômetro, toca-fitas e instrumentos no console… Acessórios que poderiam ser adquiridos, assim como a capa dos bancos de pele de ovelha.

 

Outro acessório que nos causa estranheza eram as capas de banco de pele de ovelha. Um tanto cafonas, mas também comuns por lá. E não podemos esquecer de um também não muito convencional jogo de calotas que já apareceram por aqui em 2018, pois eram oferecidos como acessórios no Reino Unido. Além disso, eram oferecidos faróis de milha acima dos para-choques, bagageiro no teto, garras nos para-choques ou mesmo triângulo de segurança e um jogo de malas.

Acessórios para o Passat: África do Sul, 1977
Alguns acessórios externos: faróis de milha, spoiler dianteiro, friso da caixa de roda e rodas de liga.

 

Os carros usados nas imagens, com todos os acessórios, acabaram ficando com a aparência bem pesadas. Mas um ou outro, utilizado com o devido limite, até deixa o Passat bem interessante.

Sobre André Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Kit de limpador traseiro Dyna-Speed Back

Dyna-Speed Back: limpador traseiro para veículos nacionais

Como nossos leitores já sabem, adoramos mostrar por aqui diversos acessórios de época. Muitos deles ...

Um comentário

  1. O que achei bastante curioso é o recorte nos pára-lamas semelhante ao que teríamos por aqui somente a partir de 1979, quando os piscas subiram para junto dos faróis. Na Europa, a reestilização criou piscas quadrados, ao passo que esses Passats sul-africanos têm um quê de Audi. Muito bacana!

Deixe uma resposta