Passat do leitor #04

Nesta semana, na seção Passat do leitor, um carro que recebe todo carinho de seu dono.

Nosso amigo João Bernardo Adamo apresentou seu Passat no fórum ainda com rodas de liga leve do início dos anos 1990 e outros detalhes não originais. Um carro muito bonito e muito bem conservado.

Até aí, não tínhamos ideia do que seria feito no carro, que deixaria qualquer colecionador impressionado com o cuidado e dedicação empregados no detalhamento de seu Ls 1982.

Toda dedicação do João só poderia resultar num belíssimo carro, que está ficando cada vez mais raro nas ruas.

Com a palavra, João Bernardo Adamo:

Sou o terceiro dono de um Passat LS 1982 e a minha história com o Passat começa em 1984 quando meu irmão comprou um TS 79 Bege (Ipanema ou Jamaica, não lembro) que eu adorava, pois, até então eu só havia dirigido os Fuscas de meu pai, foi um grande salto de qualidade e potência.

Um ano e pouco depois, este TS foi roubado e por sorte após uns quatro meses ele foi achado com várias peças trocadas, meu irmão ficou mais alguns meses com ele, mas, já não era o mesmo carro. Em 1986 ele o vendeu e comprou o meu atual LS 82 Verde Álamo. Foi seu segundo dono, estava com pouco mais de 16.000 km rodados, lembro até hoje da primeira vez que o vi e senti seu cheiro de carro novo que ainda conservava.

Em fevereiro de 1989 meu irmão comprou um Opala SL e me vendeu o LS, foi meu primeiro carro. Abaixo meu irmão com o Opala e o meu LS em 1990:

Meu irmão, o Opala SL e meu LS 1982, no ano de 1990.

Eu o usava bastante naquela época, muito diferente da “aposentadoria” decretada hoje em dia.

Como era jovem eu queria um carro com aspecto moderno então, no decorrer dos anos eu fui gradativamente substituindo e acrescentando peças originais de outros modelos mais novos como lanternas, saia dianteira, volante, retrovisores e etc. Por pouco não coloquei quatro faróis (83/88), ainda bem que esta ideia nunca se concretizou, pois, para reverter iria ser mais um problema nos dias de hoje.

2006

Conheci minha mulher com este carro e quando me casei nós nos mudamos para um apartamento que só tinha uma vaga de garagem e o carro escolhido para o trabalho e locomoção foi o carro novo dela (um Palio 1.6 16V)  então, acabei deixando o LS na casa do meu pai por cinco longos anos, período em que ficou praticamente abandonado. Chegou a ficar dois meses sem que eu sequer o ligasse. Saia eventualmente e lembro-me de duas ocasiões em que peças quebraram devido ao pouco uso, isto e o fato de ele quase não ter uso para mim, fez com que meu interesse por ele fosse acabando e decidisse vendê-lo. Sorte minha que não apareceu nenhum comprador que pagasse o que pedi.

Os anos foram passando e quando comprei um novo apartamento com vaga para ele eu o levei finalmente para “morar” comigo. A partir de 2008, graças em grande parte  a minha descoberta da Home Page do Passat e de seu fórum, meu interesse por ele voltou e decidi que iria retornar ao seu padrão original de fábrica então, eu comecei a retirar as peças que  havia substituído pelas originais e atualmente falta muito pouco para completar a originalidade e quem sabe ele possa ganhar uma Placa Preta.

E este é apenas um resumo destes 23 anos, muitas outras histórias aconteceram nestes anos todos que dariam, acredito, para fazer um livro.

Merecedor de todos os elogios, o trabalho do João foi tomando forma e o carro ganhou vida.

Parabéns, João. Obrigado por participar do fórum e por nos presentear com seus trabalhos.

Sobre Artur.Y

Confira também

Passat Pick-up

Passat Pick-up 1976

As fotos a seguir foram enviadas pelo leitor Marcos Reis, após a publicação do post ...

9 comentários

  1. Após conhecer o dono e o carro pessoalmente posso afirmar que o capricho e a dedicação do João transformaram seu Passat em um dos mais belos exemplares do modelo. Parabéns, João!

  2. Esse é sensacional, conheço o dono e o carro tb… Parabens João

  3. Dou mais uma vez os parabéns ao João por manter o carro tão conservado com o passar dos anos. Merecida placa preta!

  4. Um show de Passat! Sou fã desse Passat, que tive o prazer de conhecer ao vivo. Parabéns ao João!!!

    E concordo com o Heitor: merecia placa preta…

  5. Conheço eles desde o primeiro post na HP, é incrível o carinho e cuidado que o John tem por esse carro, serve de inspiração pra mim!

  6. Um dos Passats mais bem cuidados que conheço. O carro e o dono estão de Parabéns.

  7. Esse é ZERO!!!Muito legal rever estas fotos antigas de quando o carro andava com as placas amarelas…..Parabéns pra toda a Família por manter este carro até os dias de hoje!!!

  8. Obrigado a todos pelas palavras, e que venham mais 23 anos.

    • Meigue Aline Leonardo

      Olá João,

      Talvez você não veja esta mensagem, mas como você é a única pessoa neste planeta que não está em nenhuma rede social e eu só consegui te encontrar aqui, então deixo aqui esta mensagem e se você quiser entrar em contato comigo aí tem meu endereço de e-mail.

      Meigue Aline

Deixe uma resposta